Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Conferência no Grupo Pro-Évora

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realiza-se no dia 18 de Abril, pelas 18 h, na sede do Grupo Pro-Évora, Rua do Salvador,1, uma conferência proferida pela Prof. Drª. Alice Nogueira Alves intitulada: Quando o Restauro Gráfico se torna a imagem real – o caso do Templo Romano de Évora. A conferencista é Conservadora Restauradora e doutorada em História de Arte, Património e Teoria do Restauro. Actualmente é professora auxiliar convidada na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

 

“Apesar da prática do levantamento arquitectónico rigoroso ter sido comum nas últimas décadas do séc. XVIII, o exercício do restauro gráfico não deixou de transparecer em muitos levantamentos realizados na época. Estas imagens tornavam-se muitas vezes verdadeiros documentos onde se poderia apreciar e estudar um edifício quando os meios de reprodução e disseminação de informação eram ainda bastante reduzidos. Neste âmbito, ao realizar um périplo pelo país, o arquitecto irlandês James Murphy efectuou um restauro gráfico do Templo Romano de Évora, fazendo-o corresponder aos princípios de Vitrúvio, mais tarde publicado na sua obra Travels in Portugal em 1795.”

 

O Grupo Pro-Évora convida todos os interessados a assistir a esta conferência.

Conversa-Debate com Pedro Lobo

 

Pedro Lobo é um fotógrafo brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, que reside actualmente em Évora.

 Este fotógrafo participou na elaboração das candidaturas a Património da Humanidade das cidades brasileiras de Olinda, Ouro Preto e Salvador. Passados 30 anos sobre a efectivação da classificação de Olinda, em Pernambuco, Pedro Lobo voltou a fotografar a cidade e reflectiu sobre as modificações no património classificado.

 

O Grupo Pró-Évora convida a ver as imagens de Pedro Lobo, a ouvir e debater a questão da evolução recente do património classificado. Na sede do Grupo Pró-Évora, 11 de Julho de 2013, quinta-feira às 21:30h.

 

1919-2019

image

"Em 16 de Novembro de 1919 foi formalmente fundado o Grupo Pro-Évora. Até hoje, somam-se mais de cem anos de actividade em defesa do património e de valores culturais da cidade de Évora." A Direcção

 

Juntos pelo Divor